Parabéns! Você alugou um imóvel. E agora??? 

Seguem algumas dicas úteis e necessárias para uma locação saudável: 


1. Energia, água e gás

Conforme previsto em seu Contrato de Locação, lembramos que o pedido de religação e a transferência da titularidade das contas de consumo para o seu nome (junto às concessionárias de energia, água e gás) é de sua responsabilidade.


enel

0800 727 2196

https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/landing-page


Sabesp

0800 055 0195

https://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx


comgas

0800 110 197

https://virtual.comgas.com.br/trocaTitularidade




Importante


  • 1. Em seu CPF não poderá constar pendências financeiras de qualquer outro imóvel junto às concessionárias;
  • 2. Não é permitida a transferência de titularidade ou nova ligação em nome de terceiros;
  • 3. Após a transferência envie, dentro do prazo de 30 dias, cópia da 1ª conta emitida em seu nome ao seu Corretor.
  • 4. Deverá ter em mãos o contrato de aluguel assinado pelas partes com firma reconhecida ou com certificado da assinatura eletrônica.
  • 5. Para agilidade no processo, tenha em mãos o n° do código do usuário da Comgás, o n° do RGI da sabesp e o n° do Cliente da Enel. 
  • 6. Caso existam contas de luz em atraso de outro titular, solicite a isenção da dívida por nova titulariedade, é obrigação da concessionária realizar a alteração mesmo diante de débitos, sendo que neste caso você deverá ir pessoalmente em uma agencia da Enel munido de seus documentos pessoais e das respectivas cópias que ficarão arquivadas lá (Contrato de aluguel com certificado da assinatura eletronica/ RG e CPF ou CNH).  



2. Vistoria e ocupação do imóvel

Vistoria inicial do Imóvel

Ao receber suas chaves, confira o estado de conservação do imóvel com o Relatório de Vistoria Inicial. Lembre-se caso haja qualquer divergência, avise-nos em até 15 (quinze) dias úteis do recebimento das chaves. Tal contestação deverá ser enviada via e-mail para atendimento@imoveissp1.com.br; anexando fotos da comprovação junto do texto descritivo.

Ocupação de Apartamentos ou Conjuntos Comerciais

Retire o seu Regulamento Interno
Para sua segurança, atente-se às regras estabelecidas na convenção, no regulamento interno e nas decisões das assembléias gerais do condomínio. Para obter esses documentos, veja com a sua Administradora de Condomínios ou com o síndico do seu prédio.

Mudança e Entrega de Móveis
Para evitar transtornos e penalidades, antes de agendar sua mudança, verifique o Regulamento Interno do prédio. Informe-se quanto as datas, horários e procedimentos.


Na ocupação do imóvel, confira os seguintes itens:



  • Para sua segurança, efetue a troca dos segredos das fechaduras de acesso ao imóvel;



  • pipe

    Teste os registros de água, gás e ligue a chave geral de energia;



  • Teste todas as torneiras, chuveiros, tomadas, descargas e demais acessórios;



  • Verifique a voltagem da rede elétrica do imóvel e de seus aparelhos.

    Verifique a voltagem da rede elétrica do imóvel e de seus aparelhos.




3. Manutenção

Cuide do imóvel locado como se fosse seu!

Qualquer problema estrutural que não seja simples de resolver, comunique imediatamente, via e-mail: atendimento@imoveissp1.com.br, ou ao seu Corretor, isso irá demonstrar o seu cuidado em levar o fato ao conhecimento do proprietário do imóvel, evitando que o problema se agrave e que você seja responsabilizado por ele também!


Dicas de Uso e Conservação do Imóvel:


  • Caixa dagua

    Mantenha a caixa d'água tampada e realize a limpeza pelo menos a cada 6 meses. A dedetização em forro e demais cômodos do imóvel também é de sua responsabilidade.



  • Calha

    Limpe semanalmente as calhas do imóvel. A falta de limpeza das calhas pode causar infiltração no imóvel ou retorno de água!



  • desentupidor

    A qualquer sinal de irregularidade, como retorno de água, providencie o desentupimento dos ralos, vasos, pias, sanitários, caixa de gordura e esgoto. Não jogue papel e outros objetos no vaso sanitário.



  • telha

    Evite o acesso de terceiros ao telhado, a fim de preservar o estado das telhas e evitar acidentes.

    Troque sempre que necessário as telhas danidifcadas por gatos, bolas entre outros, faz parte da manutenção, da qual não realizada poderá ensejar goteiras e até mesmo agravar o dano com o estrago do forro de gesso, ou barriga d´agua em forro de PVC, inclusive arriscando ceder  o forro em casos mais graves. 


  • agua

    Evite molhar o piso laminado ou de tacos, assim como as portas de madeira dos cômodos, de maneira que elas fiquem conservadas e em bom estado.

    Reparo de válvulas, torneiras pingando, resistência de chuveiro, tampão de canos vazando, também fazem parte da manutenção do imóvel.


  • Calçada


    A conservação, reforma e manutenção das calçadas cabem também a você, locatário (para imóvel comercial e residencial).
    Decreto nº 52.903, de 6 de janeiro de 2012;


  • reforma

    Nenhuma modificação interna ou externa poderá ser realizada no imóvel sem o consentimento prévio do proprietário.

    Não realize furos em azulejos!! Você pode ser obrigado a ter que restituir as peças ou até mesmo trocar todo o revestimento. Caso precise furar, utilize sempre o espaço dos rejuntes.

  • Não arraste os móveis sobre o piso, principalmente se for de tacos ou laminados. Os riscos são sinais de mau uso. 

    Não coloque piscina plastica criando excesso de peso em andares superiores.

    Não pinte de cor escura, as cores escuras são dificeis de cobrir, e no final da locação você gastará mais com tintas e mão de obra do pintor.

    Manter a plantações, podas de arvores entre outros dentro da normalidade, que não danifique o imóvel e não interfira no imóvel alheio.

    Realizar a troca dos miolos das fechaduras principais de acesso ao imóvel.

    Limpar as paredes externas afim de evitar mofos e fungos nas paredes que recebem mais humidade, assim como os rejuntes dos pisos e azulejos.



4. Pagamento de Aluguel

É importante que você fique atento(a) à data de vencimento do seu aluguel. A multa padrão é de 10% logo após 1 dia de atraso, além dos juros de mora de 1% ao mês. Seus boletos serão enviados para você por e-mail, atente-se ao nosso endereço de e-mail: financeiro@imoveissp1.com.br e consulte sempre sua caixa de entrada de e-mails.

Caso não receba o boleto de aluguel, entre em contato com antecedência no whats app: (11) 93801-1485; dentro do horário comercial e em dia útil, solicitando sua via. A obrigação da pontualidade é sua, cabe você cobrar o envio do boleto, para eximir-se dos encargos penais contratuais.

Para sua segurança e evitar fraudes, retire você mesmo a sua 2ª via, acessando a área do cliente no nosso site. 



IPTU e Condomínios

Os valores de IPTU e Condomínio serão cobrados de acordo com pactuado em contrato. Em caso de pagamento individual do condomínio, entre em contato com a administradora do mesmo, verificando a data de vencimento e solicitando o envio do mesmo para seu e-mail ou para unidade locada.

No caso do IPTU, este poderá ser pago parceladamente de acordo com a emissão realizada pela Prefeitura. Para obtenção da segunda via, acesse o link abaixo:


https://iptu.prefeitura.sp.gov.br/


Informe de Rendimentos - DIRF

Caso seja lançado em seu boleto o desconto referente à retenção de Imposto de Renda, não esqueça de efetuar o pagamento da DARF e  de fazer o encaminhamento mensal dos comprovantes de pagamentos destas ao e-mail: financeiro@imoveissp1.com.br 

No início do ano seguinte, espere o recebimento do DIMOB para o envio da DIRF a Receita Federal afim de casar as informações de forma precisa.  (art. 941/965 - Decreto 3000/199-RIR)


5. CUIDADO COM O GOLPE DO BOLETO

Ao receber seu boleto de aluguel, verifique com cuidado as orientações abaixo: e veja no modelo abaixo :


1. Verifique se o boleto foi enviado pela caixa de e-mail: financeiro@imoveissp1.com.br

2. Certifique se todos os dados de seu boleto estão corretos.

3. Veja se o valor do documento é o mesmo pago mensalmente observando seus reajustes e encargos.

4. Beneficiário: O mais importante!! Antes de pagar o boleto no site de seu banco, certifique-se de que o nome do beneficiário que apareça é da IMÓVEIS SP1 ASS. E ADM. LTDA - Cnpj n° 14.155.855/0001-04


6. Seguro contra Incêndio

Lembre-se que você possui 30 dias corridos logo após assinar o contrato, para efetuar tal contratação que é de extrema importância, afim de evitar enorme transtorno financeiro em caso de sinistro.  (Fale com seu corretor, temos ótimas indicações )


7. Desocupação do Imóvel

Antes de desocupar o imóvel, lembre que você tem obrigação de informar o LOCADOR(A) sobre sua saída, com aviso prévio de 30 dias, a contagem se inicia a partir da data do envio do e-mail ao atendimento@imoveissp1.com.br, informando o melhor dia e horário para vistoria de saída.

Ciente de que no dia da vistoria de saída, o imóvel deverá estar idêntico ao da vistoria de entrada, observando-se eventuais acordos contratuauis ou carências para benfeitorias.

Não tem porque criar duúvida, se pegou pintado, entrega-se pintado, se tirou algo, deve-se recolocar, se colocou (mesmo com autorização) deverá ao final retirar, é simples assim.

A pintura deverá sempre estar na mesma cor de como foi entregue, de forma homogênea com qualidade! Afim de evitar desgastes na vistoria de saída.

Por fim, você é responsavel por seu pagamento de aluguel e encargos até a efetivação da entrega de chaves (Respeitando o lapso temporal do aviso prévio estipulado em seu contrato). 



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